PRÊMIO DA DUBLAGEM CARIOCA – “Dinossauros” da dublagem serão homenageados

Por Fábio Cavalcante

Orlando Drummond (o eterno “Scooby-Doo”) e Maria Helena Pader, a Fran, de “Família Dinossauro”

Além de premiar os melhores do ano 2011, o 1º Premio da Dublagem Carioca, marcado para acontecer no dia 14 de março (Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro – RJ), também vai homenagear dois grandes nomes da dublagem carioca: Orlando Drummond (o eterno “Scooby-Doo”) e Maria Helena Pader, a Fran, de “Família Dinossauro”.

A homenagem se deve à incrível contribuição que a dupla vem dando à dublagem brasileira ao longo dos anos. Aos 92 anos, Drummond (que é conhecido pelos leigos em dublagem como o “Seu Peru”, da Escolinha do Professor Raimundo) é quase que reverenciado pela nova geração de dubladores, devido ao seu profissionalismo e seu incomparável carisma. Vale lembrar que o ator foi parar no Guiness Book, por dublar o Scooby-Doo por 38 anos ininterruptos.

Já Maria Helena Pader fez sucesso em novelas da Rede Globo e também é a responsável por dar a voz à atriz Angélica Houston em muitos filmes, no Brasil. Outro trabalho da dubladora que pode ser apreciado é a megera Evellyn Harper (Holland Taylor), da série Dois homens e Meio (Two and a half man).

Além destes dois ‘dinossauros’, também haverá um premio especial, intitulado Amigo da Dublagem, que nesta primeira edição, vai agraciar o jornalista Rodrigo Fonseca, crítico de cinema do jornal O Globo, que costuma ser benevolente com as versões dubladas de blockbusters, ao contrário dos demais colegas espalhados pelo país.

Mais sobre o prêmio

De acordo com a assessoria de imprensa do prêmio, os preparativos para o evento estão correndo de vento em popa. Por meio de nota, a informação é de que as primeiras indicações foram feitas pelos diretores de dublagem do Rio de Janeiro. Cada diretor (a), em exercício no ano de 2011, contribuiu com um nome por categoria. todas as produções que tiveram início a partir do dia primeiro de janeiro de 2011 e finalização até o dia 31 de dezembro de 2011 foram válidas.

A atriz e dubladora Maíra Góes, coordenadora do evento, ficou conhecida por dar a voz à peixinha Dory, de Procurando Nemo

De posse de todos os indicados, a coordenação do evento disponibilizou para toda a categoria dos ATORES EM DUBLAGEM DO RIO DE JANEIRO a lista completa dos nomes (a lista dos indicados pelos diretores está no site). Na próxima etapa, que termina no dia 20 de fevereiro, cada ator em dublagem do Rio de Janeiro terá direito a um voto por categoria. Os três mais votados em cada uma delas serão os finalistas. O mais votado, o vencedor, será conhecido no evento.

Além disso, o público também pode contribuir com o prêmio, escolhendo através de votação pela internet um ator e uma atriz em dublagem que se destacaram no ano de 2011, independente da listagem oficial. A coordenadora do evento é dubladora Maíra Góes, a “Dory” de Procurando Nemo. A produção musical fica por conta de Félix Ferrà, diretor musical cinematográfico para estúdios como Disney, Warner e Dream Work, entre outros. A assessoria informou também que muitas surpresas estão reservadas para esta noite,  que conta com o apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (SATED-RJ).

CATEGORIAS:

 

1 – MELHOR ATOR EM DUBLAGEM DE PROTAGONISTA

2 – MELHOR ATRIZ EM DUBLAGEM DE PROTAGONISTA

3 – MELHOR ATOR EM DUBLAGEM DE COADJUVANTE

4 – MELHOR ATRIZ EM DUBLAGEM DE COADJUVANTE

5 – MELHOR DIREÇÃO DE FILME PARA HOME VÍDEO

6 – MELHOR DIREÇÃO DE FILME PARA CINEMA

7 – MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE

8 – MELHOR DUBLAGEM DE FILME PARA HOME VÍDEO

9 – MELHOR DUBLAGEM DE FILME PARA CINEMA

10 – MELHOR DUBLAGEM DE SÉRIE

11 – MELHOR ATOR OU ATRIZ EM DUBLAGEM REVELAÇÃO

12 – MELHOR CANÇÃO ADAPTADA

13 – MELHOR OPERADOR DE ÁUDIO

14 – MELHOR MIXAGEM

 

1º. PRÊMIO DA DUBLAGEM CARIOCA

Data: 14/03, às 21h

Local: Teatro Carlos Gomes – Rua Pedro I, nº4 – Praça Tiradentes, Centro.

Telefones de contato: (21) 2215-0556       e 2224-3602

 

Posted on Fevereiro 10, 2012, in Notícias and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: