FAMOSOS DUBLANDO – “Ah, fala sério, Fiona!”

Bussunda dublou o Shrek nos dois primeiros filmes da série

Não há dúvidas de que Cláudio Besserman Viana, o Bussunda, foi um tremendo gênio do humor. Integrando a trupe do Casseta & Planeta, toda sua trajetória foi só elogios. Mas, além de interpretar e satirizar políticos, apresentadores de TV, cantores e tudo mais, Bussunda ficará eternizado por um trabalho bastante especial: ter dado sua voz ao ogro verde Shrek.

A participação de Bussunda no elenco de vozes brasileiras nos dois primeiros filmes é controversa e gera uma gama de opiniões. Há quem diga queb a equipe de Marketing da distribuidora sugeriu que ele dublasse o personagem devido sua semelhança com o ogro.

Outros dizem que foi pelo fato de que no original, um humorista de referência nos EUA (Mike Myers) foi o responsável pela voz do personagem. Assim, alguem equivalente no Brasil teria que também teria que ser escolhido e Bussunda foi a ‘bola da vez’ (com o perdão do trocadilho).

Em ambas as versões, muita gente (inclusive dubladores) torceram o nariz para a dublagem feita por Bussunda. Na época do reinado do site de relacionamentos do Orkut, muitos apresentaram que o humorista não deu uma boa interpretação a Shrek, que o trabalho ficou muito canastrão em relação ao que ele fazia com maestria no Casseta & Planeta.

A opinião do blog Nossa Versão é que, sim, em muitas partes dos dois primeiros filmes, faltou um pouco mais de Bussunda, no quesito interpretação. Principalmente nas partes em que Shrek grita ou reclama de algo de forma mais forte. No segundo filme, Bussunda melhorou muito na sua ‘leitura’ do personagem, em relação ao primeiro.

Agora, vamos ser sinceros. Quando Shrek diz “Fala sério, Fiona! Eles te trancaram numa torre!” ou “Ai, ninguem merece!“, poxa! É algo brilhante! É como se Shrek realmente fosse brasileiro, acostumado a bater uma “pelada” e tomar uma caipirinha na praia de Copacabana!

É claro, muita gente vai espernear com esse comentário nosso, mas é nossa opinião. As ‘pitadas’ de Brasil dadas por Bussunda ao filme são coisas espetaculares, coisa que a turma da dublagem carioca já faz com todas as honras.

Infelizmente, Bussunda morreu em 2006 e não pode participar do elenco de dublagem de Shrek Terceiro, dando lugar ao brilhante Mauro Ramos. Mas com certeza, considerando que a primeira impressão é a que fica, ele será sempre o nosso Shrek brasileiro.

 

Obs. – Perdoem-nos pela demora na postagem. Foi por motivos de força maior, mas a partir dessa semana, vamos ter mais cuidado em não deixar ‘lacunas’ em nossas publicações!

Posted on Junho 12, 2012, in Análise de dublagens, Elenco de Dublagem, Notícias and tagged , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. não se esqueça é que segundo o mauro ramos, o 1o filme teve que ser redublado para que o bussunda fosse o dublador do shrek e que na 1a dublagem teve que ser descartada com a dublagem do próprio mauro ramos.

  2. Dos textos em relação a esse assunto, este foi o que mais gostei.

    Eu não tenho nada contra famosos dublarem grandes produções, desde que seja um trabalho bem feito. É legal e tal chamar os caras para aumentar a divulgação e tudo o mais, mas quando eles fazem um trabalho “mais ou menos” fica muito feio (como foi o caso, na minha opinião do Kayky Britto em “Peter Pan”, Luciano Huck em “Enrolados” e outros).

    No caso do Bussunda, particularmente, concordo com os trechos: ” (…) faltou um pouco mais de Bussunda, no quesito interpretação. Principalmente nas partes em que Shrek grita ou reclama de algo de forma mais forte.(…)” e “(…) Agora, vamos ser sinceros. Quando Shrek diz “Fala sério, Fiona! Eles te trancaram numa torre!” ou “Ai, ninguem merece!“, poxa! É algo brilhante! (…)”.

  1. Pingback: Tatá Werneck, dubladora: desrespeito? | Nossa Versão - Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: