FAMOSOS DUBLANDO – Com esse trio, ninguém pode!

Tadeu Mello, Diogo Vilela e Márcio Garcia, respectivamente como Sid, Manny e Diego

A euforia é grande para o lançamento de “Era do Gelo 4 – Deriva Continental”. A sequência representa uma franquia poderosa na área de animação, não somente pelas ótimas piadas ou gráficos bem elaborados. Mas também por algo que há tempos vem dando certo (e que há semanas estamos abordando aqui): a presença de famosos no elenco principal de dublagem.

Nos três filmes, os personagens principais Sid, Manfred (Manny) e Diego receberam as vozes de três pessoas fantásticas no teatro, cinema e Tv do brasileiro. São eles, respectivamente, Tadeu Mello, Diogo Vilela e Márcio Garcia. E confesso: estava muito preocupado em não os encontrar no 4º filme da franquia.

Vamos lembrar do primeiro filme, A Era do Gelo (2002). O trio de brasileiros ainda estava meio que tímido na dublagem. Tadeu Mello, o Dadá, é que ainda estava um pouquinho mais animadinho. Seu sotaque nordestino e sua voz fina e esganiçada só contribuíram para que Sid rendesse boas gargalhadas.

Em A Era do Gelo 2 (2006), o desempenho deles melhorou, principalmente de Márcio Garcia e Diogo Vilela. À trupe foi acrescentada a participação de outra famosa no elenco: Cláudia Jinemez, que emprestou sua voz à mamute Ellie. Esta, por sua vez, ainda não estava muito ‘à vontade’ com o papel. Sua interpretação veio melhorar com o terceiro filme.

Em A Era do Gelo 3: Era dos Dinossauros (2009), simplesmente a coisa esquentou. As vozes brasileiras de Sid, Manny, Diego e Ellie estão bem mais ‘amadurecidas’, do ponto de vista da interpretação. Pouco se vê de ‘falhas’ na emoção passada pelos dubladores, o que poderia qualificar, principalmente os três homens, como ótimos dubladores.

A dublagem da franquia de Era do Geloé boa, pois ‘aproxima’ os personagens à realidade dos brasileiros. Vozes como a do Diogo Vilela estão bem frequentes na TV brasileira, seja por meio de novelas, minisséries ou filmes locais. Imediatamente quem ouve associa esta voz com “aquele ator da novela”.

Cláudia Jimenez passou a enriquecer o elenco de vozes brasileiras como a Ellie, a partir do segundo filme da franquia

Já li em muitos fóruns sobre dublagem, e outros sobre cinema mesmo, em que colocaram a dublagem feita pelo trio em Era do Gelo como um terrível fiasco. E outra: deveriam ter colocado dubladores profissionais para fazer as vozes principais, ao invés de colocar alguém que ‘não é do meio’ para fazer.

Gente, nós já abordamos aqui uma série de vezes. A dublagem nada mais é que uma especialização da profissão de ator. Ou seja, nada impediria que eles participassem de um filme assim. Tanto é que, com o sucesso de Era do Gelo, as vozes de Márcio e Dadá foram parar em “Putz…a coisa tá feia!” (Garcia dublou Feio e Tadeu dublou Ratso).

Eu confio no trabalho de poucos atores brasileiros que se enveredam pela dublagem de forma esporádica. E creio que o trio principal em A Era do Gelo fez um ótimo trabalho nos três primeiros filmes e, com certeza, o quarto não será diferente.

Posted on Junho 20, 2012, in Análise de dublagens, Elenco de Dublagem, Notícias and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. ola.amo dublagem.um amigo meu me pediu pra por a vóz em uma personagem que ele criou.mas gostaria de fazer mais trabalho nesse seguimento .caso queira ouvir a vóz.esta no yutube em FU força universo.eu dublo a vóz do jhon um negrão kkkkkkk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: